terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Diário de Caio/ Parte 4

– Aquele garoto é um amigo. E sinceramente Alex, eu esperei uma ligação sua, mesmo que fosse desmarcando e você não sabe como me senti ontem quando fui dormir e você não me mandou uma mensagem, mas você queria fazer uma surpresa e quando viu o garoto tirou conclusões precipitadas. 
– Então desculpa se eu tirei conclusões precipitadas.
– Do jeito que você fala da parece que queres algo comigo.

Ele não me respondeu nada e apenas ficou me olhando e quando cansou de olhar virou-se para o lado e viu uma cadeira vazia ao lado da Ana. Ele levantou-se e sentou-se perto dela e em nenhum minuto da aula olhou para a minha direção.

Eu fiquei um pouco triste porque eu não sabia se ele estava querendo algo comigo, ou se ele queria algo com a Ana, ele não deixava claro e isto já estava me confundindo e neste momento a professora foi entrando na sala e mandou que nos organizássemos para as apresentações do trabalho.

O meu grupo, ou melhor, o meu trio ficou por último e a professora disse que só precisava uma pessoa apresentar.
– Então eu apresento pelo meu grupo – disse Ana levantando-se.
– Pode se sentar Ana – disse a professora. – Do seu grupo quem vai apresentar é o Caio. Eu sei que você domina o assunto mocinha, mas algumas pessoas não podem se escorar nas costas dos outros para obter nota. Portanto pode ir se levantando Caio.
Eu levantei com cara de ódio, ódio de todos que estavam a minha volta, principalmente da professora. 

Olhei para os meus colegas e abri o meu caderno e quando eu iria começar a falar a professora me interrompeu.
– Não mesmo – falou com cara de reprovação.  – Fecha o caderno garoto, eu passei foi um trabalho e quero que seja ao menos bem apresentável se fosse para ler eu mesmo faria isto.
Ouvi algumas risadas da frente e ela nunca tinha feito isto com nenhum aluno. Eu fechei meu caderno, levantei a cabeça e comecei a falar.
– A revolução francesa trata de acontecimentos que acontecerem e mudaram a política do país entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 e foi um dos maiores acontecimentos da humanidade. Neste intervalo de tempo, houve a convocação dos Estados Gerais, juntamente com a queda de Bastilha, além do golpe de estado de Napoleão Bonaparte, mais conhecido como 18 de Brumário. Foi a Revolução Francesa  que estimulou o início da Idade Contemporânea e seu principal benefício foi a eliminação da escravidão, a servidão e os direitos feudais, a promoção da liberdade e dos direitos individuais e da sociedade que foram conquistados. Mas antes de tudo isso acontecer na França ocorreu os sistemas de governo como ditadura, impérios e monarquia constitucional...
– Cale-se – disse a professora interrompendo-me. – Pode ir para o seu lugar.

Todos bateram palmas, a campa tocou e os meus colegas foram saindo da sala e eu nem vi a hora que o Alex saiu, e quando percebi só tinha eu e a Ana na sala.
– Parabéns – Disse a Ana andando em minha direção. – Você subiu em meu conceito novamente.
– E isto tem o que? – perguntei.
– Caio deixa de ser chato. Você não sabe o quanto eu sinto a sua falta e na verdade eu nem sei por que parou de falar comigo. Vamos até a sorveteria para conversarmos um pouco?

Olhei para o lado e vi que Alex esqueceu o caderno.
– Olha – apontei. – Alex esqueceu o caderno.
Ela foi até a cadeira que Alex estava e pegou e sem querer deixou cair fazendo um papel sair de dentro do caderno e cair no chão.
– Que papel é este?  – perguntei.
– Não sei – ela respondeu abaixando e pegando o papel do chão. – No título está escrito “Caio”.
Ela me deu o papel sorrindo e pediu que eu começasse a ler em um tom de voz em que nós dois ouvíssemos.

Fiquei animado e comecei a ler e dizia o seguinte... 

CONTINUA...

2 comentários:

Ela

E ela vai procurando as palavras bonitas para as pessoas ficarem impressionadas com seus versos, a pensar nos adjetivos que sustentarão as...